• O Editor

Cultura e Pontos MIS abrem inscrições para oficina sobre teatro japonês Nô e Kabuki



Estão abertas as inscrições para a oficina “A Caracterização no Teatro Japonês: Nô e Kabuki”, evento da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som). As aulas acontecerão on-line nos dias 6, 8 e 10 de setembro, das 19h às 21h. O link para a inscrição está disponível aqui. A oficina será ministrada por Maria Cecília Amaral, que é figurinista e diretora de arte.


Os participantes terão a oportunidade de tomar contato com as principais características que compõem essas manifestações artísticas do teatro japonês, como figurinos, máscaras, maquiagem e demais adereços. Serão disponibilizadas 50 vagas para moradores de Barueri maiores de 15 anos. Para participar da Oficina, os inscritos terão de ter à mão papel (craft ou papel sulfite e folhas de jornal), material de colorir, tesoura e cola branca.


A Oficina, organizada pelos Pontos MIS (Programa de Formação e Difusão Cultural do MIS), apresenta uma contextualização sobre a caracterização cênica no teatro Nô e Kabuki. Serão analisadas a caracterização de personagens estudados e a influência do traje de cena do teatro japonês em diversas manifestações artísticas do mundo.


Durante o curso os alunos serão convidados e orientados a desenvolverem exercícios práticos de criação de traje de cena e/ou adereços em tamanho, miniatura, que serão confeccionadas a partir de técnicas de colagem e dobradura em papel.




Orientação


A Oficina será conduzida por Maria Cecília Amaral, que é figurinista, diretora de arte, artista educadora e pesquisadora nos processos de criação no traje da cena contemporânea em artes dramáticas. Atua como diretora de Arte e figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010, e também com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de São Paulo.

Atuou ainda como figurinista de espetáculos teatrais para diversas companhias e escolas, ente elas: Tricotando Palavras e Canções, Companhia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, Escola Nacional do Teatro, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras.



Fonte: Portal Barueri

4 visualizações0 comentário