• O Editor

Cubanos usam HD externo para driblar a falta de conexão de internet

Conteúdos publicados nas plataformas digitais são gravados em mídias físicas que são vendidas para a população da ilha

















Ernesto Mastrascusa/EFE


A youtuber cubana Yoliene Navarro é mais uma produtora de conteúdo do país que precisa superar as limitações de internet no local para conseguir interagir com os seguidores.


A jovem faz parte dos 7,7 milhões de usuários cubanos que conseguem acessar as plataformas digitais por uma rede 3G, que chegou há apenas quatro anos à ilha, mas que não é rápida e nem muito estável.


No YouTube, Yoliene produz conteúdo para seus mais de 51 mil seguidores

A cubana faz parte de uma geração que explorou a internet através do que é popularmente conhecido na ilha caribenha como "o pacote".


"O pacote" nada mais é do que discos rígidos, os conhecidos HDs, que são vendidos em Cuba com um terabyte de conteúdo baixado da internet para desfrutar offline, ou seja, sem conexão de internet.


Apesar de fazer sucesso em Cuba, o alcance de Yoliene é pouco se comparado a influenciadores brasileiros, como Whindersson Nunes, seguido no Instagram por 58,5 milhões de pessoas.


O consumo de internet no Brasil pode justificar a diferença, já que 83% das residências urbanas e 71% das residências rurais do país têm acesso à internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2021.



Fonte: R7

Indicação da Matéria: O Editor

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo