• O Editor

Cão dorme com donos infectados e contrai varíola dos macacos

Um cão foi infectado com varíola pela primeira vez depois de dormir na mesma cama que seus donos infectados, disseram cientistas.

Cão dorme com donos infectados e contrai varíola dos macacos (Foto: Dominik QN/Unsplash) De acordo com relato do The Telegraph, este é o primeiro caso relatado de um cão ou gato doméstico pegando o vírus e ocorre à medida que o vírus continua a se espalhar em todo o mundo. Dois homens gays que vivem em Paris desenvolveram sintomas da doença no início de junho e foram a um hospital, onde suas lesões foram identificadas como causadas pela varíola dos macacos. O casal não-monogâmico, de 44 e 27 anos, desenvolveu lesões doloridas na região anal e no resto do corpo uma semana após fazer sexo com outros homens.

Doze dias depois que os homens foram ao Hospital Pitié-Salpêtrière em Paris com seus sintomas, seu galgo italiano de quatro anos de idade, também desenvolveu lesões, com pústulas no estômago e uma “úlcera anal fina”.

Um teste de PCR revelou que o cão tinha varíola, e o sequenciamento genético descobriu que era 100% compatível com a cepa que infectou seus donos, indicando que o cão pegou o vírus de seus donos.

A infecção entre espécies é extremamente difícil de acontecer, de acordo com cientistas. No entanto, a recomendação dos especialistas é que donos infectados fiquem isolados de seus animais de estimação para evitar que eles também contraiam o vírus.

Fonte: Petepop Indicação do matéria: O Editor

4 visualizações0 comentário