top of page
  • O Editor

Brasil assina memorando com a Faculdade de Medicina da Universidade de Porto para intercâmbio...

Brasil assina memorando com a Faculdade de Medicina da Universidade de Porto para intercâmbio em saúde pública e bioética. Acordo estabelece pesquisas colaborativas, e apoia o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde.

Foto: Marcos Lopes


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou nesta sexta-feira (20), em Portugal, um Memorando de Entendimento com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. O acordo é para o estabelecimento de pesquisas colaborativas, capacitação de pessoas e trabalho em rede, apoiando o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde.

“Esse é mais um passo importante no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em saúde no Brasil. Será um intercâmbio de grande valia o Brasil, uma vez que a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto é uma instituição reconhecida na Europa e no mundo pela excelência do seu corpo docente, a qualidade dos seus alunos, e o compromisso com a ética, a pesquisa, a assistência e o ensino”, contou Queiroga em pronunciamento.

O documento prevê o desenvolvimento de projetos e investigações colaborativos, financiamento de bolsas, fornecimento de instalações adequadas, além do intercâmbio de estudantes, cientistas, especialistas, acadêmicos e gestores de ciência e tecnologia em saúde. A cooperação será feita levando em conformidade com a legislação de cada País.

A coordenação e implementação do acordo no Brasil ficará a cargo da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (Sctie). Cientistas, e outros especialistas ou organizações internacionais que não fazem parte das duas instituições signatárias poderão ser convidados a participarem em atividades de cooperação.

O acordo é mais uma ponte firmada entre o Ministério da Saúde e universidades estrangeiras no sentido de desenvolver a saúde pública no Brasil. Ações do tipo também foram promovidas com as Universidades de Oxford e de Lisboa.


Indicação da Matéria: O Editor

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page