Mulher com tablet

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal

Como convencer o cliente a comprar seus produtos e serviços

Vender um produto ou um serviço não é uma tarefa fácil. Depois de todos os processos de decisão sobre em que segmento a empresa atuará, o que ela irá comercializar e qual o preço que aquela mercadoria terá, surge a necessidade de estabelecer uma série de ações e estratégias para garantir sucesso na hora de negociar com seu cliente. E, diferentemente do que muitos podem imaginar, todo o processo de venda começa muito antes da abordagem do vendedor.

Mas, afinal, como convencer o seu cliente a de fato comprar seus produtos e serviços? O Canal PME separou cinco dicas para ajudar o seu negócio a criar estratégias de venda efetivas, que convertam leads em compradores e estabeleçam uma boa comunicação — e relação — entre cliente e empresa. Confira!

Estabeleça um relacionamento com o cliente antes da venda

Uma das estratégias mais bem conhecidas pela equipe de vendas é identificar qual o momento certo de abordar o cliente e oferecer o produto ou serviço. Entretanto, a negociação pode ser comprometida se esse potencial comprador ainda não for um lead qualificado e não estiver pronto para efetivar a compra. Por conta disso, criar uma relação com os seus clientes é fundamental antes da abordagem final. Captar o maior número de dados — e os mais diversos possíveis — sobre o seu público e estabelecer vínculos com ele é de grande valia para que sua empresa esteja preparada para negociar com seus consumidores.

Comunique-se com linguagem adequada e de fácil compreensão

Um dos pontos chave para qualquer negociação, inclusive para vendas, é o estabelecimento de uma comunicação fluida. Para isso, a linguagem certa é essencial. Ao falar de um produto ou de um serviço, é comum que se use adjetivos para demonstrar os seus principais pontos positivos; contudo, é necessário que as características apontadas sejam tangíveis ao cliente e que sejam utilizadas palavras facilmente compreendidas. é a chave para qualquer tipo de negociação, e com as vendas não seria diferente. Também é importante ser o mais específico possível quando fala dos benefícios da sua mercadoria, além de prometer somente coisas que sabe que sua empresa pode ofertar.

Demonstre preocupação com as necessidades do seu público

Entender quais as necessidades do seu cliente é parte essencial de todo o ciclo de vendas. Essas informações são extremamente importantes na comunicação com o seu consumidor, pois ele quer saber que a empresa compreende aquilo que ele precisa. Parte da negociação passa pela empatia com o cliente e pela criação de confiança do público no seu empreendimento. Dessa forma, o consumidor fica muito mais receptivo ao seu produto ou serviço e a como ele pode sanar as suas necessidades.

Reforce os benefícios e a exclusividade do produto 

O que o seu cliente ganha ao adquirir seu produto ou serviço? Por que ele precisa comprá-lo? O que faz dele único entre a concorrência? Ter boas respostas para essas perguntas é fundamental para garantir a conversão de suas vendas. Essas respostas, contudo, não podem ser as mesmas para todos os seus clientes: os beneficiários reforçados devem fazer sentido para o público com quem sua empresa está se comunicando e as suas necessidades. Além disso, é preciso mostrar o que faz desse serviço ou produto exclusivo, diferente de todos os outros do mercado.

Adiante as possíveis objeções do cliente

É bastante comum que, no momento de se decidir pela compra, o consumidor dê um passo para trás e repense se deve de fato adquirir aquele produto ou serviço. Nesse momento, ele pensa sobre todos os possíveis problemas que podem surgir. O seu trabalho como empreendedor é estar um passo à frente, mapeando todos os fatores de risco e se antevendo à indecisão em relação à venda. Dessa forma, você mostra que reconhece as dúvidas do cliente, demonstra transparência na negociação e consegue apontar com clareza qual o custo-benefício do que está ofertando. Além disso, interações como esta servem de aprendizado e o ajudam a melhorar a sua argumentação no momento da conquista do consumidor. ( fonte marketup )